Ações sociais promoveram capacitação de moradores em diversas comunidades. Projetos evangelísticos levaram 312 pessoas ao batismo. Cursos de culinária saudável é um dos meios de conectar o trabalho missionário com os moradores locais .
Descendo as águas da calha do Rio Madeira, no Amazonas, a Igreja que Navega (IQN) realizou em 2021 centenas de ações evangelísticas e sociais em oito comunidades ribeirinhas, como a de Caiçara, Canumã e Abacaxis, nos municípios de Borba e Novo Aripuanã.
Devido à pandemia, as atividades começaram no mês de março, quando o barco seguiu em direção ao município de Borba, distante 149 km de Manaus, para depois descer até a comunidade de Caiçara, com 270 habitantes.
A localidade possui apenas uma escola municipal, e quando os alunos concluem o ensino fundamental, precisam ir até Borba para cursar o ensino médio. Pensando nessa necessidade, a Igreja que Navega ofereceu cursos profissionalizantes a essas comunidades, como informática básica, culinária saudável, estética corporal e facial, além de violão e técnicas vocais, como forma de incentivar a busca pelo conhecimento nos ribeirinhos.
Para os coordenadores, é um forma de levar oportunidades, principalmente aos jovens. “Eles acabam ficando ociosos por não terem opções de lazer e nem de estudo na pequena cidade, então tudo que levamos, eles aproveitam ao máximo”, detalha o pastor Herbert Frank Souza.
O plantio de igrejas é a conclusão do trabalho da IQN na comunidade, que começa com as ações de saúde, oferta de cursos e distribuição de cestas de alimentos. Ao longo do ano foram realizadas mais de 600 atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos.
Em 2021, a IQN contou com a ajuda dos voluntários do programa Um Ano em Missão, que juntos realizaram o trabalho de formação de liderança das igrejas, desenvolvimento da Escola Sabatina e formação de Pequenos Grupos.
O projeto, que a cada ano tem um novo desafio, pôde celebrar 2021 como um ano de superação, pontua Souza. “Viemos de um ano difícil, em que tudo era incerto, mas Deus conduziu cada passo que demos. Nossa meta era fazer o plantio de três novas igrejas, e com as mãos do Senhor nos guiando, conseguimos”, ressalta.
Foram construídas novas igrejas na comunidade Caiçara, comunidade Canumã e Abacaxis, todas com estrutura moderna e pronta receber os membros que já se reuniam em grupos.
Paralelo à toda movimentação, os projetos ajudaram a levar 312 ao batismo, por meio de iniciativas como Missão Calebe, Batismo da Primavera e centenas de estudos bíblicos.
0 comentários